Página inicial !
Carnaval Mapa do carnaval Diamantina Atrações Espaços Venda de Ingressos e Abadá Contato
 
Casa Para
Reservas
CONTATO:

  (38) 9 9945 - 9318
   (31) 9 9318 - 6848 
  

   
Atrações
 
BAT-CAVERNA
 
 
A Bat Caverna é um grupo de samba que surgiu em Diamantina no ano de 1985. Ela nasceu da união de sete adolescentes que tocavam algum instrumento musical e que tinham em comum a paixão pelo samba de raiz.
 
Como, na época da fundação do grupo, todos os integrantes eram menores e não podiam beber nem ficar na rua até tarde, eles faziam sua roda-de-samba em um bar que era muito pequeno e discreto. Por isso foi por eles apelidado de "bat-caverna". Suas apresentações foram tornando-se tradicionais no barzinho e as pessoas começaram então a referir-se a eles como a "turma da bat-caverna". Foi assim que surgiu, então, o nome da Bat. As rodas de samba da Bat Caverna foram se tornado cada vez mais famosas e eles começaram a tocar em bares cada vez maiores e a atrair um público cada vez maior.
 
Foi então que, no carnaval de 1993, sentindo que os bares de Diamantina já não comportavam seu público, que se multiplicava a cada ano, a Bat Caverna resolveu transferir a roda de samba para o palco e transformá-la num verdadeiro show, com um número muito maior de ritmistas do que nas rodas, tornando-se, assim, uma verdadeira batucada. Hoje em dia suas apresentações contam com a participação de aproximadamente 40 ritmistas.
 
A Bat Caverna, durante a sua caminhada, cantou com diversos "puxadores" diferentes. Destaca-se entre eles o cantor, compositor, multi-instrumentista e ator Maurício Tizumba, que se uniu à Bat no ano de 1998. Deste casamento, nasceu o primeiro CD do grupo, "Patrimônio da Alegria" (Bat-Caverna e Maurício Tizumba-1999) lançado em homenagem ao título recebido por Diamantina de Patrimônio Cultural da Humanidade.
 
Atualmente, a Bat Caverna é uma das maiores atrações do Carnaval de Diamantina, carnaval este que é um dos últimos do Brasil que permanecem imunes à invasão da axé-music e seus trios-elétricos. A Bat tem feito apresentações por todo o estado de Minas Gerais e, onde quer que vá, arrasta uma legião de fãs do verdadeiro sambão do Carnaval Diamantinense.

                                                                                                                                                                                   SITE OFICIAL DA BAT-CAVERNA
                                                                                                                                                                                          www.batcaverna.com.br

 
BARTUCADA
 
 
A BARTUCADA é um grupo que tem como uma de suas finalidades, contribuir para a preservação, a valorização e o desenvolvimento da tradição cultural e artística do Carnaval de rua de Diamantina, bem como proporcionar alegria e prazer aos seus componentes – a Família Bartucada - e ao seu grande público.
 
Formada pela união de diamantinenses, a Bartucada nasceu no carnaval de 1972, através da iniciativa de seus fundadores, membros de tradicionais famílias de Diamantina, que se reuniam todas as tardes de carnaval, no Largo da Quitanda, com muito samba e batucada. Ao longo dos anos, esta folia foi se estendendo noite adentro. A Bartucada, durante o carnaval de Diamantina, inicia a sua apresentação com a lua e termina já com o sol a pique, uma das razões de conter, na sua logomarca, a composição do sol e da lua.
 
Esta característica consolidou-se e se tornou uma tradição da Bartucada, por ser um grupo aberto a participação dos foliões, tocando sem intervalo, com o lema "o samba não pode parar" e de sempre preservar sua identidade musical: sua bateria, com dezenas de ritmistas e vários naipes de instrumentos (surdos, caixas, repiques, tamborins, cuíca, e rocás) além de som acústico, composto por vocalistas e instrumentos de sopro, guitarra, baixo e teclado.
 
Seu repertório, eclético e atual, compreende samba enredo e sambas de raíz, pop rock nacional e internacional, antigos e atuais sucessos da MPB, marchinhas, seresta, sertanejo e axé music, sempre com a energia contagiante da batida de samba da sua bateria com mais de 250 integrantes, apresentando-se com 50 a 70 integrantes por show.
 
No circuito das calouradas, festas, casas de show, boites e clubes de Belo Horizonte e cidades mineiras, a Bartucada é um nome conhecido e prestigiado, principalmente pelos adolescentes e universitários, sendo uma garantia de sucesso para os eventos em que participa.
 
A Bartucada foi a primeira banda mineira a ser atração principal do Carnabelô, dividindo o mesmo espaço como os grupos baianos, conhecidos em todo o Brasil. Além disso, é sucesso total nos pré-carnavais de BH.
 
Além do carnaval de Diamantina, a Bartucada tem realizado shows em quase todas as cidades mineiras, além de já ter se apresentado em Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Brasília.
 
A BARTUCADA talvez não seja a melhor, mas, com certeza, é diferente e pioneira neste estilo de banda.

                                                                                                                                                                                SITE OFICIAL DA BARTUCADA
                                                                                                                                                                                      www.bartucada.com.br

 
 
Programação do Carnaval
 
 
Parceiros


Facebook

Telefones para contato
 
(38) 9 9945-9318 Vivo (31) 9 9318-6848 Tim/Whatsapp